Ensino de física a física é, de longa data, uma das disciplinas mais temidas pelos alunos do ensino médio
Grande parte dessa fama deve-se ao fato de que seu ensino tradicionalmente vem sendo pautado na transmissao de conceitos e fórmulas cujas relaçoes com a realidade parecem inexistentes
No entanto, atualmente, até mesmo avaliaçoes externas à escola, como o enem e os vestibulares, têm mudado essa perspectiva e começado a explorar mais do que a mera operacionalizaçao de exercícios de matemática envolvendo temas da física: os saberes ligados à construçao do conhecimento científico ao longo dos anos e as características sócio-históricas dessa construçao também começam a ser abordados, deixando-nos a evidência de que o ensino da física precisa mostrar aos alunos essa disciplina como uma area de conhecimento da humanidade
Neste livro, trazemos algumas consideraçoes sobre pontos que acreditamos necessários para os futuros professores de física e mesmo para aqueles já em exercício, de modo que a disciplina possa ser apresentada aos alunos do ensino médio como uma area de conhecimento em constante construçao e cujos conhecimentos propostos fazem parte do dia a dia
Nosso objetivo é preparar os professores para que trabalhem nas salas de aula do ensino médio uma visao de física contextualizada, ao mesmo tempo que seja possível considerar os aspectos que regulam a construçao e a proposiçao de novos conhecimentos, sua prática como uma atividade científica e o exercício desta
Livro-texto para as disciplinas prática de ensino de física, metodologia de ensino de física e didática da física nos cursos de licenciatura e formaçao continuada para professores de nível médio
Obra também destinada a professores em atuaçao na area de educaçao básica, docentes e alunos dos cursos de formaçao de professores e alunos dos cursos de pós-graduaçao em ensino de ciências
Sumário 1
Alfabetizaçao científica e documentos oficiais brasileiros: um diálogo na estrutura do ensino de física 2
Problematizaçao e contextualizaçao no ensino de física 3
As práticas experimentais no ensino de física 4
A matemática como linguagem estruturante do pensamento físico 5
Abordagens histórico- -filosóficas em sala de aula: questoes e propostas 6
Avaliaçao e melhoria da aprendizagem em física autores: anna maria pessoa de carvalho, elio carlos ricardo, lúcia helena sasseron, maria lúcia vital dos santos abib e maurício pietrocolo