A gestao da qualidade total consiste numa estratégia de administraçao orientada para criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais
Ela tem sido amplamente utilizada em indústrias e nas areas de educaçao, governo e serviços
Chama-se total porque envolve nao só a empresa, mas sua relaçao com fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios
Compoe-se de planejamento, organizaçao, controle e liderança
A proposta do livro é atualizar e preparar estudantes, profissionais, especialistas e futuros gerentes para enfrentarem os mais diversos problemas desse tipo de gestao, aproximando-os da realidade do processo
Fornece uma visao sistêmica e tópicos fundamentais
Aborda conceitos básicos, certificaçao, históricos, sistema de garantia da qualidade, gestao otimizada e processo de auditoria
Descreve as sete ferramentas da qualidade (ciclo pdca, diagrama de pareto, diagrama de causa e efeito, diagrama de dispersao, cartas de controle por variável, histograma, fluxograma), método de análise e soluçao de problemas, housekeeping, kanban, just-in-time, kaisen, fmea e ppap
Explica princípios fundamentais do layout, gerências de custo da qualidade e manuseio da produçao, importância de times e equipes, desempenho e liderança, as dificuldades na implantaçao de uma cultura de qualidade nas empresas, além de sistemas de gestao integrada, mrp (planejamento da necessidade de materiais) e mrp ii (planejamento dos recursos da manufatura)
A gestao de processos e produtos, tipos de organizaçao, habilidades do gerente, projetos voltados à qualidade de produtos e serviços, sua importância social e econômica sao temas de destaque
Discute a abrangência de um escopo, a importância de lidar com prazos, o acompanhamento das tomadas de decisoes e mudanças, definindo o gerenciamento do tempo
Como característica marcante apresenta diferentes focos para cada disciplina chave do gerenciamento da qualidade, além de exemplos e exercícios, criando uma ponte entre a teoria e a prática.