Existe um consenso entre os especialistas da area de educaçao de que a pesquisa é um elemento essencial na formaçao do docente
E nos ultimos anos vem sendo defendida a ideia de que ela deve ser parte integrante do trabalho do professor, ou seja, de que ele deve se envolver em projetos de pesquisa-açao nas escolas ou salas de aula
No entanto, muitas questoes vêm sendo formuladas quanto à forma de inserçao da pesquisa na formaçao e na prática docente
Pergunta-se: -como vem se processando a articulaçao entre ensino e pesquisa nas universidades e qual sua contribuiçao para a melhoria dos cursos de graduaçao? -de que professor e de que pesquisa se está tratando quando se fala em professor pesquisador? -que condiçoes tem o professor que atua nas escolas para fazer pesquisas? -que pesquisas vêm sendo produzidas? a obra busca dar subsídios para superar tanto uma visao romântica quanto uma crítica amarga sobre o potencial da pesquisa na formaçao e na prática docente
Sumário apresentaçao 1
Dilemas e perspectivas na relaçao entre ensino e pesquisa lucíola l.c.p
Santos 2
A complexa relaçao entre o professor e a pesquisa menga lüdke 3
Pesquisa, formaçao e pratica docente marli andré 4
A "pesquisa": esboço de uma analise j
Beillerot 5
As pesquisas nas areas especificas influenciando o curso de formaçao de professores magda soares 6
Formaçao de professores e pesquisa: uma relaçao possivel? verbena lisita, dalva rosa e noêmia lipovetsky 7
O professor pesquisador e sua pretensao de resolver a relaçao entre a teoria e a pratica na formaçao de professores marília gouvea de miranda