Memória, aprendizagem e esquecimento - a memória através das neurociências cognitivas é livro que transmite a experiência didática de mais de 20 anos do autor na area do envelhecimento cerebral, da psicopatologia do envelhecimento, da psiquiatria geriátrica e das demências, para as quais o estudo da memória se torna essencial
De forma criativa a memória é investigada sob a optica fenomenológica: a fenomenologia da memória, tendo por base as neurociências cognitivas
Ou seja, os fundamentos psicológicos e neuropsicológicos, neurobiológicos, neurofisiológicos e neurobioquímicos que, modernamente, sob visao multidisciplinar ocupam conjuntamente o espaço científico da chamada neurociência cognitiva da memória
A estas disciplinas o livro agrega inovadoramente a neuroimagem, area de conhecimentos recentes, de pouca divulgaçao no brasil
Muito embora sua pretensao nao seja incluir o estudo clinico da memória, o autor, objetivando a melhor compreensao do leitor sobre o tema, enriquece o texto com a descriçao de vários quadros clínicos clássicos
Memória, aprendizagem e esquecimento - a memória através das neurociências cognitivas apresenta 12 capítulos, 3 anexos e 1 suplemento com referências bibliográficas de grande valor para os que pesquisam e estudam
Do ponto de vista didático, os capítulos apresentam 4 eixos fundamentais: 1
Introduçao e histórico da memória - capítulos: 1
Introduçao, 2
Histórico, 3
O achado que mudou o curso da história dos estudos da memória
2
As neurociências em visao integrativa da memória - 4
A neuropsicologia da memória, 5
A neurobiologia da memória, 6
A neuroquímica da memória, 7
Neuroimagens e memória, 8
O trabalho integrado da memória
3
Os transtornos da memória - 9
O esquecimento normal, 10
Transtornos da memória, 11
Transtornos de memória associados à idade, 12
A avaliaçao da memória
4
Anexos - a
Sinopse clinica dos transtornos da memória, b
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, c
Diagnóstico diferencial de um déficit mnêmico
É livro que, por toda sua grandeza de conhecimentos, atualizaçao e didática criativa e original, tornar-se-á, sem sombra de dúvida, de adoçao e referência obrigatória entre psiquiatras, neurologistas, psicólogos, gerontologistas, gerontólogos, terapeutas ocupacionais e demais profissionais da saúde interessados no assunto memória.