Continuação de a preparação do ator, a construção da personagem, dedica-se a estudar a construção de papéis específicos, a partir da primeira leitura da peça e do desenvolvimento da primeira cena
Neste livro, constantin stanislavski, mestre do teatro russo, disseca todo o trabalho que um ator deve executar para esquecer sua própria individualidade e assumir aquela à qual vai dar vida no palco
Neste livro, a ênfase recai na atuação como arte e na arte como a expressão mais alta da natureza humana
Sua volta constante ao estudo da natureza humana é o que distingue aquilo que se tornou conhecido como o sistema stanislavski
É o alicerce de todas as suas teorias e a razão de estarem sempre sofrendo leves modificações: cada volta ao estudo dos seres humanos ensinava algo novo
Como ele diz do seu método neste livro: ¿não é uma roupa feita para enfiar e sair andando, nem um livro de cozinha onde só temos de achar a página e a receita lá está
Não, é um sistema total de vida¿. segundo o dramaturgo dias gomes, ¿stanislávski hesitou muito em escrever esse livro
Sua hesitação de devia ao fato de temer a dogmatização de seu sistema, a sua transformação num formulário rígido e inalterável para a representação teatral.¿ a preparação e o próprio a construção da personagem não apresentam mandamentos para o ator, mas um sistema verdadeiramente criador, sujeito a permanentes revisões e adaptações à novas realidades
Stanislavski não é a varinha mágica com a qual qualquer um poderá ser ator; mas, hoje em dia chega a ser absurdo que algum ator o desconheça
Ainda que não o adote, ainda que o recuse
A construção da personagem transcende o interesse estrito dos profissionais ou amantes do teatro
Na verdade, é o romance da fascinante aventura do homem em busca de um conhecimento maior de si mesmo e de seu semelhante.