O conceito de inteligência emocional se popularizou em meados dos anos 90 a partir do best-seller de daniel goleman que ressalta a importância do equilíbrio emocional para a forma como indivíduos se relacionam entre si e também para a maneira como líderes lidam com suas equipes e desafios profissionais
O estudo serviu de ponto de partida para uma série de outras abordagens que buscam legitimar o aspecto emocional para a satisfaçao pessoal e o alcance de bons resultados no ambiente de trabalho com base nos avanços de diversas areas do conhecimento humano
O livro inteligência positiva, de shirzad chamine - ceo de uma das maiores organizaçoes de treinamento de coaches do mundo, representa um novo passo na identificaçao de como o equilíbrio emocional é determinante na maioria das tentativas para melhorar a vida pessoal e profissional
O autor afirma que apenas 20% das equipes e dos indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial e atribui ao processo de sabotagem da mente humana a causa de grande parte dos fracassos
Shirzad parte da premissa que a mente humana é a melhor aliada de cada indivíduo e, paradoxalmente, também a pior inimiga
Os sabotadores internos estao sempre em atividade, mas é possível identificá-los e assim enfraquecê-los, melhorando significativamente a açao do cérebro a favor do indivíduo
Para medir o fenômeno, shirzad desenvolveu o conceito de inteligência positiva (qp na sigla em inglês), que avalia a porcentagem do tempo em que a mente humana atua como aliada e nao como sabotadora
Tal medida fornece a resposta para questionamentos diversos, como, por exemplo, por que quase todas as resoluçoes de ano-novo sao deixadas de lado, ou ainda por que alguém sucumbe a velhos hábitos notoriamente prejudiciais
Com técnicas e ferramentas inovadoras, inteligência positiva combina conhecimentos da neurociência, psicologia positiva, ciência organizacional e liderança para desenvolver e alcançar o potencial máximo tanto para o sucesso profissional como para a realizaçao pessoal
No livro, o autor busca identificar os principais sabotadores e como dominá-los
Entre os mais comuns estao o crítico, o controlador, a vítima, o hiper-realizador e o prestativo
Aponta ainda como medir a pontuaçao do quociente de inteligência positiva (qp) de uma equipe e de si mesmo e como estabelecer o ponto de virada para o desempenho máximo, aumentando-o consideravelmente em apenas 21 dias
Apresenta técnicas para desenvolver novos "músculos" cerebrais na execuçao de tarefas rotineiras
E, por fim, ensina como aplicar ferramentas para fortalecer equipes, controlar o excesso de trabalho, trabalhar com pessoas "difíceis", melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e reduzir o estresse
Segundo shirzad, os chamados sabotadores sao um fenômeno universal
A questao, aponta o autor, nao é identificar a existência deles, mas de que modo se manifestam e em que intensidade
Shirzad defende ainda que a inteligência positiva ajuda a encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, na construçao de equipes mais eficazes, na resoluçao de problemas complexos, na descoberta de propósito para a vida, nos cuidados com a saúde, na criaçao de filhos, no gerenciamento de estresse, entre outras questoes que afligem a todos.