De bach a björk, da música chinesa aos beatles, de brahms a bob dylan, escuta só propoe um instigante percurso pelo melhor da música mundial
Organizado em dezenove capítulos temáticos, o livro é uma introduçao a algumas das figuras capitais do cânone erudito, explicando em linguagem acessível a arte de mestres como mozart, beethoven, verdi e schubert
Simultaneamente, cançoes emblemáticas de icones do pop como frank sinatra, kurt cobain e a banda radiohead recebem releituras inovadoras
Alex ross combina textos publicados na revista new yorker, da qual é crítico musical desde 1996, com amostras inéditas de sua premiada produçao ensaística
Saudado como "indispensável" pela revista entertainment weekly e elogiado pelo conceituado crítico roger ebert, escuta só foi selecionado pela time como um dos melhores livros de 2010.em sua atuaçao como escritor e crítico - essa espécie de mediador entre os leitores-ouvintes e os artistas que movimentam o circuito sonoro da cultura humana -, ross sempre tem combatido o preconceito disseminado de que a música clássica é elitista e autossuficiente, afastada da realidade cotidiana da maioria das pessoas
Por outro lado, o autor de o resto é ruído - escutando o século xx procura compreender a música pop como uma manifestaçao legítima e plena de interesse da cultura contemporânea
Segundo ross, a música precisa ser entendida - e, sobretudo, escutada - como um modo privilegiado de conhecimento do mundo, chave de acesso a realidades que o discurso racional por si só nao consegue penetrar
Por meio de uma prosa livre do arido jargao dos especialistas, o autor demonstra que a boa música nao reconhece fronteiras entre gêneros, autores, estilos ou épocas quando se trata de seduzir os ouvidos e coraçoes das pessoas."a música é simplesmente o que o compositor cria - uma longa cadeia de obras escritas às quais se ligaram várias tradiçoes de execuçao
Ela abrange o alto, o baixo, o imperial, o clandestino, a dança, a oraçao, o silêncio, o ruído
Os compositores sao gênios parasitas: alimentam-se com voracidade da matéria sonora de seu tempo a fim de gerar algo novo
Eles passaram por tempos duros nos ultimos cem anos, enfrentaram obstáculos externos (hitler e stálin eram críticos amadores de música), bem como problemas inventados por eles mesmos (`por que ninguém gosta de nossa linda música dodecafônica?')
Mas eles talvez estejam à beira de um renascimento improvável, e a música talvez assuma uma forma que ninguém reconheceria hoje."escuta só vai deleitar tanto fas de pop quanto aficionados por música erudita." - new york times review of books