O livro inicia ensinando as diferentes abordagens de custos a serem empregadas em decisoes: custeio por absorçao e custeio por contribuiçao
Mostra duas vantagens do custeio por contribuiçao
Parte, a seguir, para os conceitos de ponto de equilíbrio para um produto e para vários produtos com a mesma política de preço e emprega o uso desses conceitos para decisao de preço
Na decisao de preço para vários produtos com a mesma política de preço é apresentado o conceito de mark-up multiplicador e divisor
A posteriori apresenta vários exemplos elucidando a vantagem da abordagem por contribuiçao na decisao do preço: quando ocorre variaçao no preço do insumo; para uma encomenda especial com base no lucro predefinido; para uma encomenda especial com base na recuperaçao de um lucro que nao será obtido; com o objetivo em volume de negócio; para produtos com custos comuns; e para decisao de preço considerando a contribuiçao para o lucro por unidade do fator limitativo
Por ultimo, apresenta o modelo da general motors (gm), cuja principal característica é explicitar o retorno sobre investimento no cálculo do preço
Nesse modelo sao discutidos o cálculo dos valores objetivados do capital de giro e o retorno sobre o ativo, de forma que o valor econômico adicionado ¿ eva (ou economic value added) seja zero
Explica o significado de eva ser zero
Finalmente, calcula-se o preço do produto atendendo as demandas mencionadas
Aproveitamos para ensinar como se pode utilizar o conceito de mark-up empregando o modelo da gm
Livro-texto para a disciplina análise de custos dos cursos de administraçao e contabilidade
Recomendado para tomadores de decisoes na area de preço e planejamento e para profissionais de outras areas que desejam obter formaçao em administraçao, bem como para empresários industriais, comerciais e de serviços, que necessitam tomar decisao de preço.