Três primos atravessam o sertao cearense para visitar o avô raimundo caetano, patriarca de uma família numerosa e decadente que definha na sede da fazenda galiléia
Ismael, davi e adonias passaram parte da infância ali, mas fizeram o possível para cortar seus laços com a terra de origem
Fazem parte de uma geraçao que largou o campo para nunca mais voltar
Foram viver no exterior, procuraram reconstruir a vida em recife, em sao paulo, na noruega
O que espera os três primos ao final da viagem é uma volta radical a esta origem, a esta fazenda que um dia foi próspera, que oculta segredos e traiçoes e "onde as pessoas se movem como nas tragédias"
Por mais que os protagonistas tenham se distanciado da violência que ronda a família, voltarao a senti-la de perto, descobrindo que nunca escaparam - ou escaparao - ao destino que os cerca
Terao de se reencontrar com a família e seus fantasmas, e reviver histórias de adultério, vingança e morte
Nascido no mesmo sertao do ceará onde está fincada a fazenda galiléia, o contista, dramaturgo e roteirista ronaldo correia de brito conhece profundamente o cenário escolhido para ambientar seu primeiro romance
"tivemos um ciclo épico e de tragédias nesse vasto sertao cearense
Nada disso foi representado até o esgotamento, como o ciclo do faroeste americano, a conquista do oeste
Cadê os nossos john huston, john ford, roberto leone? glauber e os diretores do ciclo do cangaço fizeram uma leitura sobretudo do social
Os acontecimentos foram bem mais transcendentes
A nova geraçao de escritores prefere escrever sobre os dramas urbanos", observa o autor em entrevista sobre sua obra
Ronaldo correia de brito nao teme o rótulo de regionalista e se adianta às críticas: "o meu sertao é a paisagem através da qual eu interpreto o mundo, o de hoje, o globalizado, o que rompeu com as tradiçoes
Interessa-me a decadência, a dissoluçao
Meus personagens migram, sofrem o embate com as outras culturas
Sei que tenho sido vítima de preconceitos pela escolha dessa paisagem", diz o escritor
Para sua galiléia, observa ronaldo, convergem pessoas de todo o mundo
"trato das questoes do nosso tempo, os conflitos de cultura, as migraçoes, a dissoluçao da família tradicional
Jogo na mesa os conflitos insolúveis entre cidade e campo", explica ele
"se você elabora uma personagem complexamente neurótica, feminista, com todos os anseios urbanos, e se você senta esta mulher numa cadeira de couro, olhando uma paisagem desolada do sertao, há quem enxergue apenas o cenário e três ou quatro substantivos locais
Embora essa mulher fale da mesma dor e da mesma solidao de uma negra americana do harlem", compara o autor, herdeiro orgulhoso da tradiçao oral de sua terra
"acredito na supremacia da narrativa
As narrativas só perderao a funçao quando os homens perderem a fala, a audiçao e o dom de mentir
Costumo lembrar o quanto eram importantes os velhos narradores que tinham por unica funçao na vida andar pelas casas interioranas, repassando conhecimentos que eles adquiriram e guardaram na memória
Acho que nenhum deles se perguntou algum dia sobre o valor do seu trabalho
Como também acredito que os aedos (artistas gregos que cantavam as epopéias) nao se fizeram esta pergunta, enquanto fixavam o idioma, a mitologia e a épica grega", lembra ronaldo, que explica também sua recorrente inspiraçao em passagens e personagens bíblicos: "aprendi a ler numa história sagrada, que é uma seleta da bíblia
Quando tinha sete anos, meu pai pediu que lesse em voz alta, para toda a família, um trecho da história de josé do egito
Foi a minha diplomaçao", conta ele, "eu sou um cara religioso, embora nao frequente nenhuma igreja
Costumo rezar, como os antigos hebreus, como jó, aos impropérios, brigando com deus
O mundo sertanejo lembra o da bíblia, sendo que deus foi desterrado dele."