Reformulado! gramática - texto, reflexao e uso chega à quarta ediçao completamente atualizada e enriquecida com um projeto gráfico jovem, moderno e colorido
Rompendo com a tradicional abordagem gramatical, que se limitava ao horizonte da frase, o estudo volta-se essencialmente para o texto e o discurso
Nao o texto como pretexto para a mera classificaçao gramatical, mas como objeto e objetivo maior dos estudos linguísticos; o texto em sua dimensao discursiva, isto é, inserido numa situaçao concreta de enunciaçao, servindo a determinado fim,mediando as interaçoes entre os interlocutores
Interessados no desenvolvimento das habilidades de leitura e produçao de textos, os autores adotam uma abordagem inovadora, unindo a morfossintaxe a algumas das contribuiçoes recentes da linguística, quer no domínio da pragmática, da lingüística textual e da análise do discurso, quer no domínio da semântica
Dessa forma, além de trabalharem com a gramática descritiva, também abrem espaços para a gramática de uso e para a gramática reflexiva, aproximando o aluno da realidade social e linguística na qual está inserido
Assim, a gramática - texto, reflexao e uso nao se limita às prescriçoes da norma-padrao da língua; também promove a reflexao sobre variedades linguísticas, graus de formalidade e informalidade do discurso e outros aspectos que envolvem as interaçoes verbais, como enunciado, papel dos interlocutores e intencionalidade discursiva
Ao conceber a língua como interaçao social, os autores propoem atividades diversificadas que contribuem para que o aluno a analise em uso e estabelecem relaçoes entre os conteúdos gramaticais e as situaçoes cotidianas de comunicaçao - como o jornal, os quadrinhos, os cartuns, os anúncios publicitários, as letras de música, os textos instrucionais, etc
-, tornando o estudo da língua mais atraente, dinâmico e enriquecedor
Destaques desta ediçao: projeto gráfico moderno e atraente
Textos atuais e exercícios novos
Abordagem contextualizada e moderna, com uma perspectiva enunciativa da linguagem
Os fatos lingüísticos sao examinados pela otica da adequaçao, da lingüística e dos gêneros do discurso
Os exercícios sao organizados passo a passo, nos níveis textual, semântico e discursivo
Propoe uma reflexao crítica sobre a rigidez da norma-padrao em algumas situaçoes
Pontos fortes da obra: - trabalho com gramática descritiva, de uso e reflexiva
- leitura e reflexao gramatical integradas para facilitar o aprendizado
- trabalho com grande diversidade de textos: poemas, letras de música, quadrinhos, cartuns e anúncios publicitários
-exercícios dinâmicos e diversificados, que estimulam o domínio do texto, da semântica e do discurso
-o estudo da gramática é inovador: toma o texto como objeto de ensino, abordando-o a partir da linguística e da teoria do discurso
- estabelece relaçoes entre os conteúdos gramaticais e as situaçoes cotidianas de comunicaçao, aproximando o estudo da realidade do estudante
- o aprendizado da gramática proporciona ao aluno construir conceitos e refletir sobre a língua
- o estudo da gramática contribui para que o aluno compreenda e produza textos orais e escritos
-na seçao contraponto, a obra abre espaço para pontos de vista diferentes de renomados estudiosos da língua, permitindo ao aluno que reflita criticamente sobre a norma prescrita pela gramática
- apresenta grande número de exercícios contextualizados e desafiadores que estimulam o uso das habilidades adquiridas.