Neste volume, as autoras tratam da inclusao escolar
No diálogo que estabelecem, elas abordam pontos polêmicos e controversos, que vao desde as inovaçoes propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relaçoes entre inclusao e integraçao escolar
Maria teresa mantoan discorre sobre a relaçao de igualdade e diferenças presente no entendimento, na elaboraçao de políticas inclusivas e nas iniciativas que visam à transformaçao das escolas para que se ajustem aos princípios inclusivos de educaçao
Admitindo que tratar igualmente aqueles que sao diferentes pode levar-nos à exclusao, a autora defende uma escola que reconheça a igualdade de aprender como ponto de partida e as diferenças do aprendizado como processo e ponto de chegada
Na segunda parte do livro, as autoras apresentam questoes que nos esclarecem sobre pontos tratados na primeira parte do livro, ao mesmo tempo em que nos convidam a participar e a ampliar o diálogo em curso, multiplicando, assim, as vozes que, de uma maneira ou de outra, contribuem para a construçao de uma escola inclusiva
Por fim, a organizadora sugere às autoras que descrevam açoes e/ou intervençoes desenvolvidas por elas, no interior das instituiçoes escolares, que mostrem como combinar diversidade e igualdade, que discorram sobre aqueles tao freqüentes e conhecidos encaminhamentos realizados pela escola; que retomem a polêmica e complexa discussao sobre o atendimento educacional especializado e a escola regular; e que descrevam açoes que efetivamente contribuem para que os profissionais de educaçao olhem para a diversidade como favorecedora de aprendizagem
Imagem meramente ilustrativa.