Esse livro visa preencher a lacuna da um texto básico de comércio exterior na língua portuguesa, com abordagem de diferentes temas, em uma visao sistêmica da area, sem ser superficial
Trata do comércio exterior no brasil em suas diferentes facetas, por meio de uma visao básica de temas como relaçoes internacionais, sistemática de importaçao e exportaçao, logística, pagamentos, câmbio, marketing internacional, comércio eletrônico, economia e comércio internacional, blocos econômicos, soluçao de controvérsias, barreiras comerciais, incoterms, contabilidade e legislaçao aduaneira
O comércio exterior nao pode ser compreendido somente de maneira fragmentada, mas também de maneira sistêmica, conjunta e complementar
Nesse sentido, este manual, o primeiro em língua portuguesa, serve também como consulta a profissionais atuantes no ambiente empresarial, como engenheiros, contabilistas, economistas e administradores, ocupando cargos gerenciais e técnicos, em indústria e prestaçao de serviços
Outro diferencial do manual sao as questoes apresentadas no final de cada capítulo, bem como os inúmeros exemplos práticos ao longo do texto, o que o torna bastante didático e esclarecedor
O tratamento conjunto de temas, sem superficialidade, torna este manual um texto básico para consultas diárias e esclarecimentos constantes sobre detalhes do dia-a-dia do profissional e dos estudantes de comércio exterior
Em poucas palavras, um texto unico
O primeiro manual que pode ser utilizado como "livro de cabeceira", com capítulos cuidadosamente trabalhados por vários especialistas.