Em tomo ii, o filosofo alemao aprofunda reflexoes de o mundo como vontade e como representacao, expressando-se com mais liberdade e franqueza ao articular, em 1818, o seu sistema filosofico em o mundo como vontade e como representacao, arthur schopenhauer (1788-1860) contrapos-se as correntes racionalistas do pensamento ocidental
Em 1844, o autor alemao retorna as mesmas questoes metafisicas de sua obra mais conhecida, agora mais maduro, expressando-se com mais liberdade e franqueza , sem fazer tantas concessoes as tradicoes universitarias, como revelou em uma correspondencia pessoal
O resultado e esse tomo ii, cuja traducao, direta do alemao, realizada durante cinco anos pelo professor jair barboza, e lancada pela editora unesp, reeditando a parceria que resultou no tomo i (2005).essa obra pode ser entendida como uma nova forma que schopenhauer encontrou para expor suas ideias filosoficas, aproximando a metafisica da psicologia
Esses suplementos , como o autor os denominava, nao constituem tao somente uma revisao madura do texto da juventude, mas uma outra obra escrita desde a mesma estrutura, em que aprofunda a nocao de representacao: de que toda a existencia objetiva das cosias depende do ser que as representa
As refinadas observacoes psicologicas, observa jair barboza na introducao desta edicao, ao aprofundarem as teses do tomo i, chegam ate as fronteiras da vontade como puro impeto cego e inconsciente
Assim, schopenhauer aprofunda sua tese com respeito a relacao entre o racional e o intuitivo, afirmando que a pura vontade irracional cega e inconsciente e primaria, e a razao, secundaria, um mero momento dessa vontade em sua manifestacao cosmologica
Critico mordaz das tradicoes de sua epoca, schopenhauer nao poupa pensadores consagrados, opondo-se sem concessoes a pensadores que, na sua perspectiva, sao responsaveis por corromper inteligencias, entre eles hegel, a quem classifica de charlatao repugnante
Schopenhauer percorre uma vasta gama de temas, apresentando reflexoes para a filosofia grega, a arte, a sexualidade e a loucura
Em suas observacoes, dialoga com o conhecimento empirico da epoca e constitui, desse modo, uma potente contribuicao para o pensamento humano, cujos desdobramentos sao observaveis por exemplo na psicanalise de freud, na filosofia da vontade de potencia de nietzsche e na psicologia do inconsciente de jung.