Destinado a alunos e profissionais de administraçao, economia e contabilidade, avaliaçao de investimentos - uma abordagem prática apresenta o contexto em que se encontram a maioria das empresas brasileiras, a sua razao de ser e as causas do recente aumento das preocupaçoes sobre as finanças empresariais
Nos cincos capítulos que compoem a obra, o autor almir ferreira de souza, livre-docente da fea-usp, traz conceitos e as técnicas mais utilizadas freqüentemente para avaliar a viabilidade dos investimentos
O objetivo é mostrar, de maneira crítico-analítica, como é feita avaliaçao de investimentos de capital de uma maneira que o investimento em geral seja entendido pelos leitores como uma maneira de criaçao de riqueza para toda a sociedade
Além disso, aborda detalhadamente as questoes associadas ao equilíbrio de projetos de investimento e à identificaçao do nível de atividade em que se devem situar para gerar o retorno exigido ou esperado pelos investidores
Mais do que uma visao econômica-financeira dos investimentos, o livro mostra a importância das relaçoes que devem ser estabelecidas entre potenciais mercados e produtos
O livro compoe-se de cinco capítulos, de modo a tratar o objeto principal - avaliaçao de investimentos de capital -, contextualizando a empresa em seu ambiente, apresentando sua razao de ser e o recente aumento das preocupaçoes sobre finanças empresariais, a fim de que as motivaçoes de investimento fiquem melhor fundamentadas ao leitor como investimento de criaçao de riqueza para toda a sociedade
As técnicas utilizadas mais freqüentemente para avaliar a viabilidade de investimentos sao tratadas nos capítulos 4 e 5 e as respectivas utilidades e vieses sao apresentados mais no sentido crítico-analítico que com o propósito de ensinar a fazer conta
O ultimo capítulo aborda, mais detalhadamente, as questoes associadas ao equilíbrio de projetos de investimento e à identificaçao do nível de atividade em que se devem situar para gerar um retorno exigido pelo custo de oportunidade dos respectivos investidores
Esse ponto é fundamental para que o analista tenha uma visao nao apenas econômico-financeira, mas consiga estabelecer relaçoes com o mercado real e potencial do produto ou do serviço.