O sucesso das organizaçoes modernas em um ambiente instável, dinâmico e competitivo de negócios - tal como ocorre hoje - está sendo uma decorrência cada vez maior de uma administraçao realmente eficaz de recursos humanos
Afinal, estrutura organizacional, tecnologia, recursos financeiros e materiais ajudam muito na lucratividade e sustentabilidade das organizaçoes, porém constituem apenas aspectos físicos e inertes que precisam ser administrados inteligentemente através de pessoas que constituem a inteligência que vivifica e norteia qualquer organizaçao
Assim, o fator que realmente constitui o elemento dinâmico e empreendedor das organizaçoes - sejam elas privadas ou públicas, industriais ou prestadoras de serviços, lucrativas ou nao lucrativas, grandes ou pequenas - sao as pessoas
Sao elas as portadoras da inteligência que vivifica e norteia qualquer organizaçao
A qualidade dos funcionários de uma organizaçao, seus conhecimentos, habilidades e competências, seu entusiasmo e satisfaçao com suas atividades, seu senso de iniciativa para gerar valor e riqueza, tudo isso tem forte impacto na produtividade e lucratividade da organizaçao, no nível de serviços oferecidos ao cliente, na reputaçao, imagem e na competitividade
É que as pessoas fazem a diferença em um ambiente competitivo de negócios
Como os recursos humanos constituem o elemento crítico em cada componente da organizaçao, a eficaz administraçao de rh se fundamenta na responsabilidade de cada líder ou gerente em cada area funcional da organizaçao, seja ela finanças, contabilidade, marketing, produçao/operaçoes/logística e, inclusive a própria arh
Administrar pessoas é uma responsabilidade administrativa e gerencial, isto é, de linha, embora seja basicamente uma funçao de staff
Assim, qualquer que seja a area funcional escolhida, o administrador precisa necessariamente ganhar uma visao sobre como lidar com assuntos relacionados com pessoas, saber alinhar objetivos pessoais com os objetivos organizacionais