Anualmente, bilhoes de dólares sao investidos em empresas do mundo inteiro que estao em seu estágio inicial de desenvolvimento
A expectativa é que este dinheiro retorne na forma de negócios inovadores, participaçao de mercado, produtos que melhore m nosso dia a dia, postos de trabalho e, obviamente, muito lucro no caixa e maior valor para o acionista
A realidade, contudo, é perversa! os próprios investidores sabem que o processo nao é linear e que, segundo a national venture capital associ ation, de cada 100 empresas que recebem investimento, 40 simplesmente quebram 40 geram retornos moderados e apenas 20 se tornam casos de sucesso
Seria esta uma daquelas regras imutáveis da natureza? este livro pode provar o contrário! uma b oa ideia sem execuçao nao leva ninguém a lugar nenhum, assim como a recíproca é verdadeira
Ideias surgem todos os dias, mas nao sao elas que levam ao sucesso ou ao fracasso
A primeira coisa a ser levada em consideraçao é se ela endereça uma nec essidade real de um cliente, seja ele uma pessoa ou uma empresa, e se esse mesmo cliente está disposto a pagar pela soluçao proposta
O trabalho dos autores, steve blank e bob dorf pontua exatamente essa máxima: o choque de ideias e sua interface com o mercado as tornam viáveis
Empresas de alto potencial sao entendidas de fora para dentro, ou seja, através do melhor processo de aprendizado com seus potenciais clientes, antes da construçao e escala
As empresas nao falham porque tem um produ to ruim
Elas falham porque nao possuem clientes dispostos a pagar pelas soluçoes que oferecem e por falta de um modelo de negócios viável
Startup: manual do empreendedor é exatamente o que diz ser: um guia passo a passo, abrangente, que orienta as startups a seguirem na direçao correta
Ele encaminha os empreendedores através do processo de desenvolvimento do cliente, que os faz deixar o escritório e ir às ruas, onde os clientes estao para desenvolver produtos vencedores que os clientes i rao comprar.