Premiado pelo capes como melhor tese de 2006 na area de educaçao, este livro traz à tona a relaçao muitas vezes delicada entre juventude pobre e escola pública
Aqui, este debate é colocado a partir de um "lugar" de observaçao: a escola pública
Esta instituiçao já se consolida na literatura especializada como espaço de reproduçao das classes, mas vem nos ultimos tempos apresentando desafios que a posicionam como instituiçao fundamental também na reproduçao das geraçoes no país
Mônica peregrino busca desvendar aqui uma questao fundamental: como expandir, tornando universal, o sistema público de ensino fundamental num país marcado por violentas desigualdades econômicas, políticas e sociais como o brasil? para responder a tal questao, a autora nos dá importantes contribuiçoes para a compreensao dos mecanismos, processos e práticas que organizam os "modos de escolarizaçao" que contribuem, no cotidiano da escola pública, para a perpetuaçao do que chamado "fracasso programado" na escolarizaçao de crianças e jovens pobres entre nós
Um segundo desafio, este de caráter metodológico, foi a opçao de investigar os processos de escolarizaçao dos jovens a partir do estudo do caso particular de uma instituiçao pública de ensino - situada na cidade do rio de janeiro -, tratada como "caso particular do possível"
Mediante a recuperaçao de três décadas de trajetórias escolares, um "mergulho" nos modos de escolarizaçao dos tempos que correm e uma etnografia do "corredor" do ginásio da escola, este livro desvenda, com rigor e lucidez, as velhas e novas desigualdades que marcam a instituiçao e ainda aponta alguns dos muitos impasses vividos por seus integrantes
Seleçao, segregaçao, enraizamento e regulaçao sao as categorias centrais desta análise que, de forma inovadora e com acuidade crítica, coloca a escola como um "mirante" de onde se podem apreender alguns dos elementos que compoem a dinâmica social brasileira.