Mapeamento e gestao de processos oferece uma abordagem conceitual e alternativa sobre excelência da gestao integrada e uma metodologia genuinamente brasileira para implementaçao da gestao por processos (bpm) nas organizaçoes públicas e privadas
Dois sócios de uma empresa de consultoria especializada em excelência da gestao e comportamento organizacional vêm desenvolvendo e implementando com sucesso, há mais de 20 anos, uma metodologia plataforma e inovadora de gestao por processo (bpm) que é orientada à entrega por meio dos objetos
Essa metodologia contém os seguintes temas: - pensamento sistêmico e pensamento consiliente: além da visao sistêmica, os autores propoem o pensamento consiliente, termo cunhado em 1840 por willian whewell
- modelagem e mapeamento com foco nas atividades e nos objetos: antes de desenhar os fluxos das tarefas (foco dos profissionais de ti) é fundamental entender e aperfeiçoar as atividades e as entregas provenientes destas com foco na identificaçao de processos ponta-a-ponta
- mapeamento de "baixo para cima" (efeito bidê) e de "fora para dentro"(efeito redemoinho): em vez de definir a cadeia de valor para depois iniciar as modelagens dos processos organizacionais
- karoshis e teians: termos adotados pelos autores para traduzir a diagnose de necessidades de melhoria (abordagem in-process), de oportunidades de melhoria (abordagem on-process) e de refinamento das práticas de gestao com base no conceito de aprendizado organizacional (abordagem out-process) por meio dos objetos com o auxílio do software vettore
- avaliaçao de desempenho orientado à entrega: uma alternativa às avaliaçoes de desempenho tradicionais que viabiliza indicadores drivers para cada membro da força de trabalho
- a manualizaçao empresarial: o sistema de documentaçao para padronizaçao dos processos mapeados e otimizados que viabiliza, no momento adequado, a implementaçao de softwares de gestao (bpms).