Assumindo o papel de senhores medievais, os jogadores procurarao controlar diferentes aspectos da economia de orléans: o desenvolvimento, o comércio, a populaçao
No final o vencedor será aquele que melhor conseguir gerir os seus seguidores
Como se joga: no início do jogo todos os jogadores recebem um tabuleiro pessoal, um saco, 5 moedas, 7 marcadores da sua cor, 1 mercador, 10 postos comerciais e 4 fichas de seguidores (agricultor, navegante, lenhador e comerciante)
O jogo de decorre em 18 rondas com 7 fases cada uma
As fases sao as seguintes: 1) revelar evento: nesta fase revela-se a ficha do topo do monte de eventos (o primeiro evento é sempre a peregrinaçao)
2) recenseamento: o jogador que estiver mais avançado na escala de agricultores ganha uma moeda, o que estiver mais atrasado paga uma moeda
Em caso de empate, nas duas situaçoes mencionadas, ninguém recebe nem paga
3) seguidores: nesta fase os jogadores retiram do saco, sem ver, o número de fichas de seguidores que a sua escala de cavaleiros permitir
Todos começam na casa 4, ou seja, por defeito todos os jogadores podem tirar 4 fichas de seguidores e à medida que o jogo evolui poderao chegar ao máximo de 8 seguidores por ronda
4) planejamento: nesta fase todos jogam em simultâneo colocando as fichas de seguidores nos diferentes edifícios que desejam ativar
Cada edifício tem açoes específicas
5) açao dos seguidores: nesta fase os jogadores executam as açoes onde têm os seus seguidores
Começa o jogador inicial a executar a sua primeira açao e segue-se no sentido dos ponteiros do relógio até que todos passem
É permitido alocar seguidores a edifícios e nao executar a açao nesse turno, porém esses seguidores nao poderao ser movidos desse edifício nos turnos seguintes
Todos os seguidores que forem usados para executar uma açao vao para o saco depois da açao ter sido feita
Todos os seguidores ganhos através de uma açao também vao para o saco
6) resoluçao do evento: como o nome indica, resolve-se agora o efeito do evento
O livro de regras trás uma explicaçao detalhada de cada um deles
7) mudança do marcador de jogador inicial
O jogo termina no fim da resoluçao do 18º evento
Em seguida pontua-se da seguinte forma: - dá-se uma ficha de cidadao a quem tiver mais postos comerciais colocados no mapa; - cada moeda = 1 pv - bens: tecido - 5 pv la - 4 pv vinho - 3 pv queijo - 2 pv trigo - 1 pv (postos comerciais + fichas de cidadao) x indice de desenvolvimento (máx
6) = pv o jogador com mais pontos de vitória ganha
Em caso de empate ganha o jogador com melhor indice de desenvolvimento
Se o empate persistir há vários vencedores! componentes 1 tabuleiro largo de jogo 1 tabuleiro pequeno de jogo 4 tabuleiros de jogador 4 bolsas de pano 4 miniaturas de mercador 40 postos de comércio 28 cubos de madeira 104 fichas de personagem 90 fichas de mercadoria - 24 x graos - 21 x queijo - 18 x vinho - 15 x la - 12 x brocado 16 fichas de tecnologia 14 fichas de cidadao 47 moedas 20 fichas de local 18 marcadores de evento 2 cartas de referência 1 marcador de primeiro jogador 1 manual ficha técnica idade 14 + 90 min 2 a 4 jogadores designer : reiner stockhausen artista : klemens franz editora : meeple br jogos