Bom dia - (ohayo, 1959, cor, 93') uma novidade vem abalar um tranqüilo bairro da periferia de tóquio: um jovem casal comprou uma tv e todos os garotos do bairro vao à sua casa assistir ao torneio nacional de "sumo", ao invés de estudar
Dois destes garotos, os irmaos isamu e minoru pedem aos pais que comprem uma tv
Os pais recusam, e em represália os dois fazem uma greve de silêncio
Recusando-se a falar com os pais e com os outros colegas do bairro, os irmao acabam provocando uma série de situaçoes embaraçosas
Bom dia é um encantador retrato satírico da vida familiar suburbana japonesa
Dirigido com muita graça e sensibilidade apurada por yasujiro ozu, um dos grandes da cinematografia nipônica
Duplo suicídio em amijima - (shinji ten no amijima, 1969, pb, 104') adaptado numa peça popular do teatro de bonecos "bunraku" do século xviii chamada "shinju tem no amijima" (duplo suicídio em amijima) de chikamatsu, onde um comerciante de papel sacrificou a família, destino, e principalmente sua vida por uma obsessao erótica com uma prostituta
O cineasta masahiro shinoda foi um expoente da nouvelle vague nipônica dos anos 60 ao lado de nagisa oshima
Explorou as tendências masoquistas e suicidas do japonês, particularmente no contexto do amor erótico
Por ser um historiador de artes dramáticas e pertencer a uma família tradicionalmente ligado as artes, ele fez deste estranho e belíssimo filme um dos mais fascinantes da história do cinema japonês
Cega obsessao - (môju, 1969, cor, 84') um escultor cego obcecado por uma modelo, a aprisiona em seu ateliê
Acreditando ter criado uma nova forma de arte tátil, ele e a modelo se envolvem numa alucinada e sadomasoquista relaçao, entre o erotismo, arte e a morte
Clássico sem precedentes da nouvelle vague japonesa, do gênero eroductions (filmes eróticos) de atmosfera de horror psicológico
Belo e angustiante,cega obsessao foi baseado num conto de edogawa rampo, pai dos romances policiais nipônicos dos anos de 1920 a 1960
Suas histórias eram recheadas de compulsao obsessiva, desfiguramento e loucura, ficando proibidas de circular no japao durante a segunda guerra
O diretor yasuko masumura, que já tinha sido assistente dos mestres kenji mizoguchi e kon ichikawa, é o autor dos filmes mais vigorosos do cinema japonês de todos os tempos
Agora pela primeira vez no brasil em versao original sem cortes e totalmente restaurada.