Workstation sampler m3 - a nova geração! o m3 anuncia a nova geração de workstations da korg. tudo começou em 1988, quando o m1 trouxe um novo conceito chamado “music workstation”, tornando-se a workstation mais vendida da história, seguida das séries com mais recursos “t” e “o1/w”. depois, foi lançada a linha trinity que chegou a um novo patamar de inovações, incluindo tecnologia de visor sensível ao toque e efeitos configuráveis, sendo a antecessora da consagrada linha triton. agora, o m3 veio para tomar o seu lugar na história como a mais nova workstation da korg, trazendo consigo uma quantidade enorme de inovações amparada pelo legado de uma tecnologia em constante evolução. mais uma vez a korg define a categoria de workstation o m3 apresenta inúmeras inovações derivadas da linha oasys, incluindo o novo gerador de som eds (enhanced definition synthesis) derivado do sistema hd-1, a avançada segunda geração da função karma e o controle de superfície múltipla-função
Com inovações como o novo conceito de “virtualized hardware” que permite uma integração ainda mais próxima com sistemas daw, drum tracks que disponibilizam ritmos instantâneos para se tocar junto e o novo conceito “korg komponent system”, que facilita uma construção de sistema mais flexível, o m3 music workstation sampler escreve uma nova página na forma de fazer música – é a workstation que merece a herança do dna que o nome da linha “m” carrega. enhanced definition synthesis – um novo horizonte de possibilidades na construção de sons o m3 vem com um novo sistema de geração de sons baseado em um novo projeto de chip desenvolvido paralelamente com o mecanismo hd-1 da linha oasys
Esse chip tira vantagem dos 256mb de fontes sonoras disponíveis no m3 que são os melhores da linha oasys. width=275 o m3 possui uma ampla gama de sons expressivos, detalhados e de alta qualidade, usando a avançada tecnologia de timbragem da korg com 1.028 amostras multisamples, 1.606 amostras de bateria e percussão, amostragem estéreo e osciladores duplos
Os sons são compostos por 4-níveis de amostras que podem tocar juntas em camadas ou chaveadas com dinâmica por velocidade e crossfading. width=275 a seção de filtro, uma parte vital no processo de criação de sons, permite que você use dois filtros ressonantes para cada oscilador com configuração em série ou paralelo
Quatro tipos de filtro estão disponíveis: low-pass (passa-baixa), high-pass (passa-alta), band-pass (passa-faixa) e band-rejection (rejeita-faixa). width=275 a seção de amplificação tem um circuito driver (distorção) que dá personalidade ao som, junto com ênfase nos graves para proporcionar sons pesados e encorpados para ajudar a chacoalhar as paredes quando necessário
O equalizador integrado de 3-bandas permite ajuste preciso sem necessidade de configurações na seção de efeitos
Geradores de envoltória (eg) detalhados, diversos roteamentos de modulação e os novos mixers ams para processamento avançado combinados proporcionam um nível de modelagem de áudio jamais imaginado e jamais possível anteriormente. width=275 efeitos a superimportante seção de efeitos proporciona até 5 efeitos de insert, 2 efeitos master e um efeito total
Além de fantásticos chorus, flangers, phasers, delays e reverbs, os 170 tipos de efeito incluem efeitos de processamento dinâmico, como compressor e limiter, modelagem de amplificador e efeitos de simulação de caixa acústica usando a tecnologia de modelagem “rems” da korg, além de efeitos como grain shifter e talking modulator. width=275 width=275 o m3 inclui funções avançadas que permitem diversas aplicações e roteamentos
Dois lfos comuns permitem que múltiplos efeitos sejam usados em uma mesma fonte de modulação um control bus avançado proporciona chaveamento entre entrada de áudio externa e timbres internos para uso com efeitos como compressores, limitadores e vocoder
Além disso, as entradas de áudio podem ser configuradas para uso em várias cadeias de efeitos e depois direcionadas para saídas individuais, ou seja, o m3 pode ser usado como um processador de efeitos com 2 entradas e 6 saídas. bateria um drumkit (setup de bateria) no m3 pode ser criado de amostras da rom ou da ram, mono ou estéreo, com até 4 amostras por som chaveadas por velocidade e crossfader, tudo isso com grande realismo. width=275 width=275 aqui é possível criar as mais diversas alterações no som, com eq, distorção leve e pesada, além de roteamento individual dos efeitos, possibilitando a criação de sons fantásticos. width=275 nova drum track o m3 vem com uma nova função drum track que acrescenta mais groove nas músicas que você toca
Essa função combinada com a função karma, faz de um programa uma aventura sonora muito inspiradora
Você pode escolher entre mais de 500 padrões da memória interna e começar tudo com um botão exclusivo para isso, ou de determinada região do teclado que você escolheu, ou ainda tocando a uma velocidade acima da especificada no corte de threshold. como a função drum track usa dados midi armazenados num pattern, é fácil criar um padrão próprio no modo sequencer mode: gravando, importando de smf ou outras músicas, ou convertendo gravações feitas em karma para midi
Até loops sampleados podem ser utilizados! essa função é muito útil na criação e produção musical ou ainda em ensaios e performances ao vivo. width=275 width=275 modo combinação expandido o combination mode (modo de combinação) é onde múltiplos programas podem ser atribuídos a determinada região do teclado ou ainda combinados em camadas, incluindo chaveamento por velocidade e crossfading, possibilitando sons complexos e expressivos
Os sons podem ser atrasados através de tempo ou andamento, mesmo quando você solta determinada tecla, permitindo que você crie as mais fantásticas combinações rítmicas e efeitos
Sons monofônicos podem ser forçados a ser polifônicos ou vice-versa e você pode escolher apenas um dos osciladores se quiser
E para os músicos mais experimentalistas, cada timbre pode usar uma escala ou afinação diferente. o m3 permite o uso de até 16 timbres ao mesmo tempo, incluindo uma drum track, até 4 módulos karma, múltiplos efeitos e muito mais
Cada timbre tem um eq de 3-bandas dedicado para que você obtenha a mixagem perfeita, além de um controle “tone adjust” poderoso para dar um contorno mais detalhado ao som. width=275 além de proporcionar mais elementos sonoros, isso significa que combis podem ser configuradas e armazenadas como seqüências midi de 16 pistas para uso com seqüenciadores externos ou daws. sons fantásticos no fim das contas, tudo depende dos sons e, nesse quesito, o m3 não desaponta em nada
O internacionalmente reconhecido time de criação de timbres da korg foi longe dessa vez: sons de instrumentos incrivelmente realísticos, sons de synth encorpados, texturas criativas, efeitos sonoros espetaculares – está tudo aí
O m3 vem com 512 programas e possibilita até 1.664 sons de usuário (13 bancos + gm)
Com isso você pode ajustar, mudar e criar sons conforme sua necessidade
Acrescentando a placa opcional exb-radias, você tem mais 128 sons poderosos de synth mmt
O m3 vem com 32 kits de bateria, expansíveis até 144, além de 384 combinações de 16 pistas, expansíveis até 1.792 (14 bancos). todos os sons (programas e combinações) são organizados em categorias e subcategorias para que possam ser facilmente encontrados, facilitando o trabalho de organização de seus sons. segunda geração do karma o karma segunda geração, que apareceu primeiramente no oasys e foi aclamado mundialmente por artistas e usuários da korg, está completamente implementado no m3
Karma é o sistema de geração de música em tempo real que pode ajudá-lo a reproduzir instrumentos com naturalidade sem igual, como, por exemplo, palhetadas em uma guitarra, glissandos, cascatas de notas, riffs de música eletrônica, efeitos complexos e grooves “improvisados” de bateria
A função karma continua a ser o padrão pelo qual são julgados os arpejadores, phrase players e geradores de efeitos
A inspiração que o karma oferece, junto com a grande quantidade de variação de frases é o que há de melhor! no modo programa (program mode), um efeito gerado pela função karma (karma generated effect – ge) pode ser configurado como um groove de bateria, uma frase melódica, um acompanhamento jazzístico ou outro efeito
Com 8 potenciômetros deslizantes (sliders), 8 chaves e 8 cenas, você tem controle dedicado em tempo real e a possibilidade de armazenar a configuração completa de seus ajustes (snapshot). width=275 nos modos combi e sequencer, o poder da função karma aumenta exponencialmente, com 4 módulos karma disponíveis simultaneamente. width=275 a superfície de controle pode acessar e manipular cada módulo individualmente em seu próprio “module layer”
Além dos 4 module layer individuais, o m3 vem também com um master layer, que pode ser mapeado para parâmetros de qualquer um dos módulos, até mesmo agrupando-os juntos – então um só controle deslizante pode controlar o “swing feel” dos 4 módulos simultaneamente, ou o ritmo de 2 ou 3 módulos de uma só vez, etc
Cada module layer tem 8 cenas que armazenam as configurações dos sliders e chaves em 8 snapshots diferentes, permitindo que você chame a configuração que desejar para aquele layer a qualquer momento. width=275 as 8 cenas do master layer, além de armazenarem as configurações de 16 sliders deslizantes e chaves para seus parâmetros, também controlam qual cena é selecionada para cada módulo
Você pode controlar cada cena do layer diretamente da superfície de controle ou da inovadora “scene matrix page” (página de cena de matriz) que também controla qual drum track será executada junto com a cena escolhida
Com 8 cenas em cada module e 8 cenas no master para armazenar quais cenas são selecionadas por vez (num total de 40 cenas), as possibilidades são infinitas! width=275 o m3 tem incrível controle sobre cada elemento da função karma, que tem sido redefinida para ficar cada vez mais fácil de se usar, graças aos 13 rtc “real-time control models” (controladores em tempo real)
Um rtc determina quais parâmetros do karma ge estarão disponíveis para controle em tempo real e de que maneira serão atribuídos à control surface (superfície de controle)
Com múltiplos ges dividindo a mesma configuração, o que você aprende controlando um ge é consistente e aplicável a todos os outros milhares de ges inclusos. enfim, a segunda geração da função karma vem com um efeito exclusivo fantástico, chamado karma wave-sequencing, capaz de mudar ritmicamente, em tempo real, as formas de onda de um som, junto com as funções normais que o karma está executando, permitindo que cada nota tenha uma forma de onda diferente conforme ela é gerada
Os resultados podem lembrar seqüenciadores tradicionais ou sons completamente novos. avançado poder expressivo o m3 é um marco não só por sua nova geração de sons, mas também por sua interação com o usuário, permitindo controle fácil e intuitivo de todas suas funções
O visor lcd colorido do m3 não só é sensível ao toque (touch-view gui – preciso e intuitivo), mas também funciona como uma superfície de coordenadas xy, permitindo que sons e efeitos sejam controlados em tempo real com o simples deslizar de um dedo, ou um simples toque sobre o painel – como nos korg kaoss pad
A função motion function proporciona a captura e repetição do movimento dos dedos para que você possa modelar seu som e sua performance de um jeito exclusivo
A tela muda de cor conforme o movimento dos seus dedos, proporcionando uma resposta visual sensacional à sua performance. os oito pads dinâmicos e sensíveis à velocidade proporcionam um jeito especial de se tocar sons de bateria ou acordes de até 8 notas em tempo real, ou ainda funcionando como botões para disparar a função karma. cada nota no acorde retém velocidade(dinâmica) individual, então pode ser tocada com todas as nuances de sua performance original, permitindo até uso em dinâmica máxima sem que a música perca a relação dinâmica de cada nota. width=275 a superfície de controle (control surface) com 8 sliders deslizantes e 8 chaves oferece multifuncionalidade como no oasys
Pode ser usada como mixer, controle expressivo de sons, interface de edição, interface de performance em tempo real karma ou ainda para controlar efeitos, synths ou softwares externos. width=275 width=275 width=275 width=275 width=275 width=275 há também um joystick, um potenciômetro deslizante que pode ser configurado, duas chaves e um controle de fita de borracha que proporcionam controles muito úteis para que você possa expressar todas as nuances de sua música
Um novo teclado exclusivo com aftertouch refinado proporcionam sensibilidade no toque e expressão melhores do que nunca! width=275 radias dentro você pode acrescentar um sintetizador modelador analógico radias dentro do m3 ao colocar uma placa opcional exb-radias (multi-timbral de 4 partes, um timbre por programa, e até 4 programas podem ser usados simultaneamente nos modos combi e sequencer), com integração “on-screen” (na tela) de todos seus parâmetros, assim como com a superfície de controle do m3, seus efeitos e função karma
Um programa exb-radias é composto de um timbre, e você pode usar até 4 programas radias que permitem ser configurados para diferentes timbres no modo combi ou em pistas separadas no modo sequencer. width=275 esse poderoso synth baseado na tecnologia mmt (multiple modeling technology) vem com osciladores duplos que se combinam para oferecer ondas com modelagem analógica, ondas dwgs (pcm), ruído, ring modulation e muito mais
Modulação de forma de onda, modulação de fase variável (vpm), voz encorpada com uníssono, pwm e modulação cross expandem as possibilidades. width=275 filtros duplos trabalham em série, paralelo ou lado a lado (individual para cada oscilador)
O filtro1 vem com um filtro ressonante que tem passa-baixa de 24db e 12db, passa-alta de 12 bb e passa-faixa de 12 db, com mudança variável contínua entre esses estados
O filtro2 oferece versões de 12db dos passa-baixa, alta e faixa, além de um filtro comb (pente) sem igual. width=275 dois lfos e três envelopes adsr modelam o som e acrescentam modulação cíclica para praticamente qualquer parâmetro do som
Três sequencers de modulação de 16 passos proporcionam valores discretos para um parâmetro de modulação que varia em função do tempo, seja com movimentos graduados ou mais homogêneos, e pode funcionar em loop infinitamente. width=275 áudio interno e externo podem passar pela placa opcional radias para ser modificado com os efeitos e síntese internos
A distorção (drive) acrescenta o calor analógico, o punch dá grande definição ao ataque e os 12 tipos de modelagem de onda proporcionam infinitas possibilidades de modelagem de timbre – até mesmo resposta de captação virtual
A placa radias oferece o mesmo vocoder do radias com 16 bandas, com controle individual de nível e panorâmico
A função formant motion grava o formato de uma frase falada ou cantada, e esse formato pode ser recriado a qualquer momento. width=275 width=275 e, obviamente, todas os recursos da função karma podem ser usados com a placa radias, proporcionando ainda mais opções, incluindo seqüenciamento de onda radias. sampleamento aberto o sistema “open sampling” do m3 permite a você samplear e resamplear em qualquer modo para produzir novas remixagens de combinações de efeitos e sons, ou para capturar performances completas numa pista (in-track) dentro do seqüenciador
O m3 possui as ferramentas mais sofisticadas de sampler, incluindo time slice, time stretch, crossfade looping, rate change e normalize. width=275 a função auto-setup é muito fácil de usar e faz toda a configuração de sampleamento por você com o simples apertar de um botão
A memória ram para sampling possui 64mb de fábrica, e pode ser aumentada para até 320mb através da placa opcional de memória exb-m256 memory expansion board
Samples no formato padrão korg, aiff, wav, soundfont v2.0 e akai (s-1000/3000 com conversão avançada de parâmetro do programa) podem ser usadas e samples internas podem ser exportadas nos formatos wav ou aiff se necessário. o sampleamento também pode ser feito para mídias anexadas, ou seja, arquivos em pendrives e hds podem ser usados para expandir o tamanho da memória para resamplear uma música completa como um arquivo wav, para serem gravados num cd através de uma unidade de cd-r/rw que trabalhe via usb, ou serem exportados para um computador para edição posterior
Arquivos de áudio na mídia podem até mesmo ser editados diretamente para normalizar, ajustar e executar outras tarefas essenciais de edição. sequencer de alta resolução o seqüenciador, que é o coração da produção musical no m3, tem design de 16 pistas com operação intuitiva e comporta até 128 músicas (songs) e 210 mil notas. width=275 a nova e alta resolução de sincronismo de 480 ppq captura cada nuance e cada detalhe de sua performance
O eq de 3 bandas por pista proporciona ajustes finos, além da função tone adjust. width=275 a função cue list, que é muito popular desde a série triton, permite que você crie músicas em seções ou toque músicas inteiras em seqüência, como num medley (pout-pourri). width=275 todas as funções que já viraram “clássicos” estão inclusas, por exemplo, nossa função de um toque “auto song setup”, que leva você do ponto que está tocando um programa/combinação ao estágio de “pronto pra gravar” com um simples passo, ajustando as configurações necessárias das pistas e fazendo o roteamento de timbres nos bastidores
Todas os parâmetros karma são configuráveis, com isso você pode gravar cada nota e modificá-las conforme são geradas, podendo até mesmo editá-las posteriormente. song templates vem com roteamento de efeitos e funções de programas já configurados, proporcionando mais um atalho para ajudar na captura de toda sua criatividade
O m3 vem com 16 song templates, além de 16 que podem ser montados à sua maneira
Cada template song oferece determinado número de padrões de ritmo – incluindo intro, viradas e finais – que você pode usar para criar instantaneamente uma nova pista de ritmo (rhythm track). o looping individual de faixas permite uma manipulação mais flexível de frases repetidas, como grooves de bateria, se comparada às frases longas, como melodias e solos. width=275 funções avançadas de edição, como quantização variável com intensidade selecionável e swing, permitem ajustes de nuance em suas gravações
A edição detalhada de eventos permite que você trabalhe suas pistas com precisão cirúrgica e uma função de comparação (compare) funciona como um undo (desfazer) em sua última mudança, para ajudá-lo a julgar a eficiência de sua edição. width=275 a função realtime pattern play and record (rppr) pode ser usada para criar atalhos em teclas individuais no teclado para padrões (patterns) seqüenciados, proporcionando uma performance interativa, ou ainda para criar pistas rapidamente
Você pode gravar dados de controle, sys
Ex., ou até mesmo frases karma e dispará-las quando quiser. width=275 funções clássicas que já se provaram úteis na inspiração e criação sonora combinadas para proporcionar uma experiência de criação musical intuitiva e divertida – o m3 é tudo isso! hardware virtual além de ser uma workstation musical altamente desenvolvida, o m3 também está apto para se integrar perfeitamente a seu computador
Ao conectar o m3 a seu computador via porta usb e usar o software incluso “m3 editor” (que não precisa de nenhum outro para trabalhar junto e é compatível com vista e intel/mac), você consegue editar sons e configurações direto do seu computador. width=275 uma versão plug-in do “m3 editor” também é fornecida, com isso você pode usá-lo direto de sua daw como um instrumento plug-in
O editor trabalha como um plug-in vst, au ou rtas para máxima compatibilidade
Para uma integração ainda mais completa, o novo conceito korg “virtualized hardware” (hardware virtual) entra em cena
Quando a placa opcional firewire exb-fw é instalada, um simples cabo firewire converte os sinais de áudio e midi do m3 em pistas da sua daw onde o plug-in está rodando
Isso significa que você pode construir um meio completamente integrado que dá a confiabilidade de um hardware a seu software de produção musical, acrescentando ainda mais possibilidades a seu mundo virtual. quatro modelos de m3 o m3 está disponível em quatro modelos: 61 teclas, 73 teclas, 88 teclas pesadas e o próprio módulo m3
As versões de 61 e 73 teclas usam um exclusivo teclado semi-pesado com ação de synth desenvolvido pela korg para conforto total e resposta aftertouch expressiva
O modelo de 88 teclas vem com o teclado pesado rh3 (real weighted hammer action 3), que reproduz a sensação de se estar tocando num piano de verdade, onde as teclas mais graves são mais pesadas, ficando gradativamente mais leves conforme avançam para os agudos, permitindo resposta precisa e superior dos mais suaves movimentos de seus dedos. korg komponent system o m3 apresenta o novo korg komponent system, incluindo o teclado destacável e as seções de geração de sons*
O modelo de 61 teclas permite que você coloque um módulo do radias no lugar do módulo do m3, o modelo de 73 teclas permite que você use os módulos m3-m e radias-r juntos e o modelo de 88 teclas permite que você use os módulos m3-m e radias-r juntos, ou ainda dois módulos m3-m simultaneamente
Obviamente, você pode destacar o módulo m3-m e usá-lo apenas como um módulo de som, possibilitando que você construa seu sistema conforme desejar. * nota: para montagem de componentes secundários, é necessário a compra dos mesmos, que são vendidos separadamente. muitos conectores o m3 tem duas entradas analógicas e digital de 2 canais (s/p dif) como padrão
Além da saída principal de dois canais (l/mono, r), o m3 conta com 4 saídas independentes e uma saída digital ótica de dois canais (24-bit s/p dif), atendendo às necessidades dos profissionais. dois conectores usb estão disponíveis: um tipo b para conexão com o computador como interface midi e dois conectores tipo a para conexão de dispositivos externos de armazenamento
Para garantir transferência em alta velocidade, o m3 trabalha com usb 2.0. a placa opcional exb-fw acrescenta duas portas firewire para conversão de áudio ou midi para seu computador e para conexão em cascata do m3 com os aparelhos firewire de seu estúdio. três entradas de pedal estão disponíveis, incluindo “damper” para uso de pedal half-damper
Os conectores de “footswitch” e “footpedal” podem ser configurados para diversas funções diferentes, incluindo modulação, sostenuto, avanço de programa, gravação punch-in e muito mais.