Gramática reflexiva, obra conhecida por sua proposta metodológica inovadora, baseada nas contribuiçoes da linguística e da análise do discurso aplicadas ao ensino da língua portuguesa, chega à sua quarta ediçao, reformulada e atualizada
Partindo sempre do texto de diferentes gêneros e de situaçoes cotidianas de comunicaçao - cartuns, quadrinhos, notícias de jornal e de revistas, anúncios publicitários, poemas, pinturas etc
Gramática reflexiva é um convite à reflexao sobre a língua em uso, falada e escrita voltado para o texto e o discurso, o estudo de gramática nao se limita a prescrever as regras da norma-padrao; ao contrário, em seçao específica, intitulada contraponto, abre espaço para pontos de vista diferentes de renomados estudiosos da língua, permitindo ao aluno que reflita criticamente sobre os variados usos da língua e sobre a tradiçao gramatical
Nesta obra, o estudo da gramática ganha nova dimensao: nao se limita ao nível da frase, nao se reduz ao mero exercício de descriçao e classificaçao, nao se restringe aos aspectos normativos
Considera o ambito do texto, contempla aspectos ligados à semântica, à estilística, à linguística textual e à teoria do discurso e substitui a ideia de erro pela noçao de adequaçao
Novos conceitos sao trabalhados, como coerência e coesao, variedades linguísticas, intencionalidade discursiva, papel dos interlocutores, intertextualidade, interdiscursividade, entre outros
Levando o aluno a descobrir os mecanismos de funcionamento da língua e a refletir sobre os efeitos de sentido produzidos pela aplicaçao dos elementos gramaticais aos textos, gramática reflexiva constitui uma e de recursos indispensáveis para aprimorar a capacidade de análise, produçao e recepçao de textos
Imagem meramente ilustrativa.