Formaçao de preços de venda este livro é resultado de uma reflexao sobre sucessos e insucessos no ato de formaçao de preços de venda
Os sucessos foram consequência de uma ponderaçao sobre aspectos que extrapolavam a mera suposiçao de preço baseado em custos
Os insucessos sao o resultado de uma visao simplória dos motivos que levam gestores, concorrentes e clientes a se manifestarem sobre a conveniência do preço a ser estabelecido para o produto ou serviço que lhes é feito
O primeiro aspecto focalizado diz respeito à precificaçao baseada em custos
Esta talvez seja a forma mais adotada para o apreçamento em geral
Encontra fundamentaçao em negócios baseados em custos, nos quais os aspectos estratégicos sao coadjuvantes do processo de formaçao de preços de venda
O segundo aspecto visa destacar a precificaçao no composto de marketing
Em nossa lide acadêmica em disciplinas voltadas para os aspectos econômicos da organizaçao, nossos colegas da administraçao mercadológica sentiam a necessidade de uma complementaçao dos famosos 4 p's por uma ampla visao sobre um destes p's, o preço
No aprofundamento da análise do ambiente externo à organizaçao, a obra focaliza alguns aspectos relacionados à estratégia competitiva
A consideraçao da concorrência na formaçao de preços é de fundamental importância para a evidenciaçao das vantagens competitivas do produto ou serviço, em mercados concentrados ou nao
O quarto e ultimo aspecto focalizado pela obra aborda a questao do valor que os clientes atribuem a determinados produtos ou serviços
Ao trabalhar esta percepçao de valor de forma racional, price makers avançam celeremente na indispensável busca do equilíbrio entre lucratividade e participaçao de mercado, desafios permanentes na moldagem de empresas à prova de futuro.