Apresenta uma metodologia prática para elaboraçao do projeto de planejamento estratégico para organizaçoes públicas, governos, empresas privadas, organizaçoes nao governamentais e outras instituiçoes.as premissas, o conceito e a metodologia ou roteiro para projeto estao direcionados para revitalizar as atividades e serviços públicos ou os negócios privados existentes e também para criar um novo empreendimento, serviço ou produto.o planejamento estratégico da organizaçao é um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para determinaçao dos objetivos, estratégias e açoes da organizaçao
Esse processo está embasado essencialmente nos problemas ou desafios da organizaçao
Também pode ser chamado de plano de negócio
É um relevante instrumento para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir com o sucesso e a inteligência das organizaçoes.a obra descreve fases, subfases e produtos, detalhando de forma objetiva a visao moderna e a aplicaçao prática de um guia para planejamento estratégico das organizaçoes, com exemplos vivenciados para facilitar a elaboraçao do projeto.a metodologia proposta especifica as fases: análises organizacionais; diretrizes organizacionais; estratégias organizacionais; e controles organizacionais e gestao do planejamento
Além dessas fases, também apresenta os conceitos e premissas de administraçao estratégica; pensamento estratégico; informaçao e conhecimento; funçoes organizacionais públicas ou privadas; alinhamento estratégico; empreendedorismo; liderança; inovaçao; gestao de projetos; inteligência organizacional; gestao pública ou privada; planejamento pessoal, familiar e profissional.na segunda ediçao foi adicionado o capítulo implantaçao e execuçao do planejamento estratégico público ou privado, pois essa atividade tem sido a mais desafiadora após a elaboraçao desse projeto, que se transforma em um processo organizacional contínuo.na terceira ediçao foi adicionado o capítulo planejamento estratégico público ou privado por meio do balanced scorecard (bsc) com suas perceptivas adaptadas à realidade da organizaçao pública ou privada.é transcrita nesta obra grande parte da experiência do autor em projetos de planejamento estratégico adquirida em pesquisas acadêmicas, em sala de aula e em trabalhos de assessorias em organizaçoes de diferentes segmentos públicos e privados.livro-texto para as disciplinas dos cursos sequenciais, de graduaçao e pós-graduaçao de planejamento estratégico, plano de negócio, empreendedorismo, introduçao à administraçao, administraçao pública e gestao de organizaçoes públicas e privadas
Recomendado para profissionais e acadêmicos que trabalham com planejamento estratégico, com plano de negócio, com gestao estratégica e com informaçao como recurso gerencial e estratégico nas organizaçoes.imagens meramente ilustrativas.