Considerada um verdadeiro fenômeno pela repercussao que alcançou no meio acadêmico ocidental, a obra do indiano radicado nos estados unidos homi bhabha, embora ampla, ainda é relativamente pouco conhecida e traduzida no brasil
A rocco dá um importante passo para mudar esta realidade com o lançamento de o bazar global e o clube dos cavalheiros ingleses, que reúne sete ensaios que fornecem um retrato bastante representativo da obra de homi bhabha, tanto pela diversidade de assuntos abordados, quanto pelo seu cunho interdisciplinar, que o leva a transitar por obras de escritores como toni morrison, sylvia plath, leonardo da vinci, hannah arendt, susan sontag e t
S
Eliot, entre outros
Considerado uma das maiores expressoes da chamada teoria pós-colonial, ao lado de edward said, stuart hall e gayatri spivak, e bebendo em fontes tao diversas quanto as obras de jacques derrida, lacan, foucault e rushdie, homi bhabha se voltou para a desestabilizaçao da perspectiva binária e hierarquizada sobre a qual se construíra a retórica colonialista
Para ele, toda identidade cultural é fundamentalmente híbrida e nao excludente
Nesta mistura, o conflito entre cultura dominante e dominada se daria justamente nesse conglomerado de diferenças, ou seja, as relaçoes coloniais nao envolvem apenas a imposiçao de uma cultura sobre outras, mas a luta num espaço em constante mudança que dá margem a todo tipo de dominaçao e, ao mesmo tempo, gera a possibilidade de deslocamentos e subversoes
O primeiro texto de o bazar global e o clube dos cavalheiros ingleses, "ebonics: o inglês da rainha", aborda a relaçao entre identidade e linguagem, com todas as suas implicaçoes em um universo de deslocamento de grupos que é cada vez mais comum
No segundo ensaio, "a arte da vítima: dance conforme esse disco", o autor discute arte e valores
Já o texto seguinte, "o entrelugar das culturas", volta-se para a discussao sobre as diferenças culturais
No ensaio "aura e agora: sobre a negociaçao do gozo e o falar entre", bhabha trata, basicamente, da tensao desses dois elementos no plano da arte: a "aura" associada ao sublime, e a "ágora", lugar de inscriçao temporal dos sujeitos no prosaico mundo cotidiano
O texto seguinte, "pós-modernismo/pós- colonialismo", volta-se para a relaçao problemática entre os dois conceitos...