Segundo o autor, a história das organizaçoes tem demonstrado que os problemas de comunicaçao sao os principais responsáveis pela grande maioria dos erros operacionais, desacertos de gestao empresarial e conflitos interpessoais
"com o exercício do diálogo e do relacionamento humano, a comunicaçao pode ser um processo bem mais fluido e menos complicado do que estamos acostumados a vivenciar nas organizaçoes e na vida pessoal", afirma.seja para o estudante ou o empresário de micro, pequena, média ou grande empresa, a teoria da comunicaçao é a mesma, o que muda sao os meios e as formas mais adequadas de se comunicar
Para micros e pequenas empresas, o simples conhecimento do processo humano de comunicaçao já ajudará em muito a melhoria da produtividade no trabalho e o relacionamento com os clientes
Nesse caso, iniciativas como a organizaçao de um mural de informaçoes e a consolidaçao de um ambiente de abertura ao diálogo valerao como verdadeiros programas de comunicaçao empresarial.para médias e grandes empresas sao apresentados instrumentos nas areas de comunicaçao interna e externa, que favorecem a dinâmica de comunicaçao com clientes, funcionários, fornecedores, acionistas, governos, sindicatos e concorrentes.para estudantes e interessados no tema comunicaçao, a abordagem do livro procura ser bem clara, direta e informativa, favorecendo o debate e a reflexao sobre o tema
Segundo idalberto chiavenato - prefaciador do livro -, "sua leitura leve, instigante e interativa permite clarear um pouco a nebulosa concepçao que em nossos intimos temos sobre a comunicaçao - nos seus diversos estratos individuais, sociais e organizacionais
O autor oferece sugestoes para descomplicar uma complicada area do conhecimento humano que tanto pode alavancar e incentivar como pode restringir e limitar a convivência humana dentro e fora das organizaçoes."confira um trecho do livro:"o mais importante na comunicaçao é saber ouvir, para poder compreender e interpretar com exatidao o conteúdo da mensagem transmitida e a intençao do seu emissor, favorecendo, assim, o retorno da informaçao, que marca o início do diálogo e que, por sua vez, garante a qualidade do relacionamento humano
Muitos desentendimentos, brigas, rupturas, guerras e conflitos sociais, poderiam ser evitados e solucionados pelo simples entendimento dessa questao de bom senso
A comunicaçao pode ser um processo bem mais fluido e menos complicado do que realizamos
Seja para o estudante ou para o empresário de micro, pequena, média e grande empresa, a abordagem do livro procura ser clara, direta e informativa, favorecendo o debate e a reflexao sobre o tema
A proposta deste livro é contribuir com a melhoria dos processos de comunicaçao nos relacionamentos humanos e empresariais".