Este livro traz um detalhado sumário cronológico da vida e obra do artista
Com aproximadamente 100 ilustraçoes coloridas com comentários explicativos e uma concisa biografia
Diogo rodrigues da silva e velázquez nasceu a 6 de junho de 1599, em sevilha, primogênito de uma numerosa família de 6 filhos, e morreu em madrid a 6 de agosto de 1660
Foi seu avô paterno o português diogo rodrigues da silva, natural do porto, que com a mulher se fixou em sevilha
A fase da primeira juventude passou-a em sevilha, onde depressa se tornou conhecido
Durante este período realizou numerosas e importantes obras de composiçao simples e rigorosa, nas quais utilizou tons cinzentos e um desenho seguro e poderoso
Nelas também se manifesta, pela forma de iluminar os objetos, fazendo-os ressaltar sobre um fundo escuro, uma clara correspondência com a obra de caravaggio
O seu interesse nesta época, por representar com a máxima exatidao o ambiente natural, converteu-o no introdutor, na andaluzia, do realismo barroco velha fritando ovos, 1618)
Paulatinamente as suas telas foram sofrendo uma certa evoluçao, que se manifestou, sobretudo, numa maior complexidade na composiçao e na utilizaçao de um colorido cada vez mais claro
A esta fase correspondem os quadros de temática popular
(almoços, três músicos e os bebedores)
Em 1622 foi para madrid, coma a esperança de conseguir um lugar na corte
Em 30.8.1623 iniciou o seu primeiro retrato do rei, através do qual obteve o lugar de pintor régio (6.10.1623)
Desde entao a sua atividade desenvolveu-se até à sua morte ao serviço da coroa
Em agosto de 1629 iniciou a sua primeira viagem a itália; permaneceu durante algum tempo em veneza, onde conheceu as magníficas composiçoes de ticiano e de tintoretto, que teriam uma influencia decisiva na evoluçao do seu estilo, e, em roma, cidade na qual pintou 2 dos seus quadros mais notórios: a túnica de josé e a forja de vulcano
De regresso a madrid trabalhou na decoraçao do luxuoso palácio do buen retiro, para o qual pintou a rendiçao de breta, concluída em 1635, e vários retratos equestres de filipe iv e do príncipe baltasar carlos
Em nova visita a roma pintou uma das suas telas mais excepcionais, o retrato do papa inocêncio x
Pertencem também a este período o retrato de juan de pareja (escravo e posteriormente servidor e discípulo de velazquez) e duas pequenas paisagens da villa médicis, cuja técnica e composiçao prenunciam corot e a pintura do século xix
De regresso à espanha pintou a sua explêndida vênus do espelho; instalado de novo na corte pintou alguns retratos reais, como os da infanta margarida (1658).