Este livro aborda o atual modelo de ensino jurídico praticado no país, enfrentando temas como a crescente mercantilizaçao do ensino superior, a despolitizaçao do ensino jurídico, o seu perfil quase que exclusivamente tecnicista, a cultura jurídica essencialmente formalista que as escolas de direito reproduzem cada vez com mais intensidade e a atuaçao crescentemente burocrática dos profissionais do direito em geral.além dessas questoes relacionadas ao ensino superior do direito, tratadas de maneira crítica e profunda, o autor analisa o papel da universidade, sobretudo, da universidade pública no brasil, bem como o perfil e o futuro das profissoes jurídicas clássicas, advocacia, ministério público e magistratura
Há ainda uma análise detalhada do novo tipo de legalidade democrática vigente no país e uma proposta para a reformulaçao pedagógica do ensino jurídico
A primeira parte da obra aborda o entendimento do direito como objeto da ciência jurídica, tal como é concebido no ambito do ensino jurídico
Em seguida, considerando-se que o lócus principal do ensino jurídico é o espaço universitário, o autor analisa o papel da universidade no brasil, sua evoluçao e os principais aspectos da crise que atinge essa universidade no momento atual.num dos capítulos finais, o autor reflete também sobre as possibilidades atuais de superaçao da cultura liberal positivista no ambito do ensino jurídico
Para tanto, apresenta sugestoes sobre um modelo de projeto pedagógico que possa colaborar para com a superaçao da cultura jurídica tradicional e hegemônica.