Este livro reúne textos elaborados por pesquisadores e profissionais de várias areas e de instituiçoes do brasil e do exterior, todos com experiência em assessoria de imprensa
É um grupo composto por profissionais, como luiz amaral, carlos chagas, wilson bueno, manuel chaparro, graça caldas
Eles produziram textos especialmente para este manual - organizado para ser consultado por capítulo de interesse ou para ser lido em um só fôlego
Entre os assuntos, o leitor irá encontrar a história das assessorias de imprensa no brasil, estados unidos e europa
Também terá textos específicos sobre imagem corporativa, notícia institucional, imprensa e organizaçoes, ética, implantaçao de uma assessoria, produtos e serviços, release, internet, publicaçoes empresariais, o relacionamento que envolve fonte, jornalista e assessor de imprensa, avaliaçao do trabalho, gerenciamento de crises
Um capítulo especial mostra como funciona uma redaçao jornalística
O resultado é um conjunto de textos estruturados em história e caracterizaçao, fundamentos e técnicas que desvenda a riqueza de possibilidades de atuaçao de uma assessoria de imprensa, orientando o iniciante, subsidiando o profissional e ajudando as fontes no relacionamento com a imprensa e com a própria assessoria
Esta obra vendeu mais de 12 mil exemplares desde que foi lançada e tornou-se referência no ensino e na prática de assessoria de imprensa
Para manter sua atualidade, todos os textos estao sendo sistematicamente revistos pelos autores, incorporando as transformaçoes no relacionamento entre organizaçoes e imprensa
A terceira ediçao trouxe dois novos capítulos: planejamento estratégico em assessoria de imprensa e media training: capacitando fontes e porta-vozes
Esta ediçao, além de atualizaçoes, inclui capítulo sobre salas de imprensa on line
Livro recomendado para profissionais, professores, estudantes e pesquisadores de jornalismo, relaçoes públicas, publicidade, marketing, comunicaçao organizacional, administraçao e para dirigentes de organizaçoes de todos os tipos, políticos, lideranças e outras fontes de informaçao interessadas em estabelecer relacionamentos duradouros com a imprensa.