Nos ultimos anos, o núcleo de estudos da terceira idade da universidade federal de santa catarina (neti/ufsc) registrou aproximadamente 150 idosos interessados em aprender informática
Verificou-se, também, que alguns idosos que freqüentaram o curso de informática, sem vínculo com o neti, queixavam-se do ritmo e da heterogeneidade da turma, que variava do jovem ao idoso
Conseqüentemente, alguns deles nao conseguiam acompanhar o grupo no qual estavam inseridos, tornando a situaçao constrangedora e levando-os a abandonar as aulas
Tendo em vista essa dificuldade, em março de 2003, iniciou-se o projeto de extensao intitulado "oficinas de internet para terceira idade", no departamento de informática e estatística da ufsc, com o apoio do neti
Em informática para a terceira idade foram tomados alguns cuidados para reduzir a carga de trabalho dos idosos durante e o seu processo de aprendizagem sobre conteúdos básicos de informática
Observou-se que isso deixou os idosos pouco estressados e menos constrangidos diante do computador e de suas ferramentas de comunicaçao e de informaçao
Aliás, notou-se uma nova situaçao de segurança e autonomia nessa interaçao, proporcionada pelo fácil acesso e uso do material didático
O idoso tem interesse e possibilidade de conseguir certa autonomia diante do computador, e o contato com a informática pode propiciar-lhe alguns benefícios, como melhor interaçao social e estímulo mental
Porém, promover a inclusao do idoso no contexto do mundo digital, exige-se, acima de tudo, levar em conta sua linguagem, sua história de vida, suas alteraçoes cognitivas, emocionais, físicas, entre outras.