Apresentamos a proade - proposta de avaliaçao das dificuldades escolares ¿ como instrumento fonoaudiológico para avaliar alunos brasileiros dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) com queixa de dificuldade de aprender na escola.é uma proposta de avaliaçao qualitativa e individual, que abrange aspectos do aprendizado e do desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática, para cada ano escolar, complementada com a avaliaçao da linguagem oral e de outros aspectos fonoaudiológicos, como: fluência, voz e motricidade orofacial. a proade busca oferecer aos fonoaudiólogos e profissionais de areas afins (psicólogos, psicopedagogos, dentre outros) subsídios sistematizados para sua aplicaçao e interpretaçao dos resultados, bem como conhecer, de forma mais detalhada possível, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, sem a intençao de nivelar ou classif car, mas sim para se ter argumentos para se propor uma intervençao mais diretiva, que contribua com o progresso do aluno como um todo, incluindo-se o escolar.destacamos que a interpretaçao dos resultados estará, inevitavelmente, na dependência da formaçao do profissional e da compreensao/conhecimento que ele tem dos aspectos avaliados. os aspectos avaliados e os instrumentos propostos na proade sao: - informaçoes iniciais e anamnese - aspectos psicossociais e comunicativos gerais - linguagem oral - leitura oral - escrita - aprendizagem em matemática - material escolar e outros documentos - rotina escolar a proade é composta por dois cadernos
O caderno 1 contém a apresentaçao e os componentes, com as orientaçoes para aplicaçao, os roteiros de registro de análise das atividades propostas, bem como com as consideraçoes teóricas pertinentes aos aspectos avaliados, visando a explicar os procedimentos da avaliaçao, bem como a orientar o diagnóstico e as propostas de intervençao
O caderno 2 é de aplicaçao, com as atividades avaliativas para cada ano escolar
Imagem meramente ilustrativa.