A editora landmark traz ao leitor, em inédita ediçao bilíngue, todas as nove peças teatrais produzidas durante o período mais criativo e mais intenso da vida do escritor irlandês oscar wilde, nome de um dos maiores autores da língua inglesa
Nascido em 16 de outubro de 1854, na cidade de dublin, irlanda, oscar wilde viveu na efervescente capital londrina, na inglaterra, frequentando ciclos de escritores, atores e figuras de destaque da época, sendo enaltecido por importantes e influentes figuras literárias, incluindo seu amigo, o dramaturgo bernard shaw, os poetas norte-americanos walt whitman e longfellow, e autor e crítico social inglês john ruskin
Nas reunioes e encontros literários, wilde aproveitava para demonstrar seu talento nao só como escritor, mas também como intérprete, lendo em voz alta o material que produzia, com a entonaçao, a enfase e a dicçao próprias dos melhores atores britânicos à épica
Exímio contador de histórias, encantava os círculos ingleses com suas ironias, a precisao formal dos textos e, claro, com a sua própria presença
Aqueles que tiveram o privilégio de ouvi-lo, diziam que a voz cadenciada, bem modulada, a interpretaçao dramática e o carisma peculiar de oscar wilde eram simplesmente irresistíveis, cativando a atençao do público seleto que se reunia para assisti-lo
Valendo-se dessa eloquência, oscar wilde tornou-se um dos principais divulgadores de um movimento artístico, conhecido por esteticismo
As bases do esteticismo foram desenvolvidas principalmente por walter pater, cuja obra studies in the history of the renaissance, de 1873, influenciaria toda uma geraçao de escritores, pintores e artistas, entre eles o próprio wilde
O movimento defendia o ¿belo¿ como unica soluçao contra tudo o que considerava denegrir a sociedade da época, onde em suas manifestaçoes mais fortes, os valores estéticos têm predominância sobre todos os demais aspectos a vida, numa atitude elitista em relaçao à arte
Esse movimento, que contava com grande influência sobre toda uma nova geraçao de intelectuais e artistas britânicos, visava transformar o tradicionalismo na época vitoriana, dando um tom de vanguarda às artes
Além de wilde, seus principais representantes eram os pintores pré-rafaelistas, dante gabriel rossetti, burne-jones, além de whistler e os teóricos john ruskin e william morris
Oscar wilde conquistou sua fama através de suas obras para o teatro e o modo escolhido de expressao literária foi a sátira de costumes, uma forma que lhe permitia exibir seu estilo e suas crenças estéticas, bem como seu domínio sofisticado sobre a vida intelectual e a literatura de sua época
É inegável a presença da sátira na maioria de suas peças, entretanto nao se pode deixar de observar a extensao pelo qual o esteticismo moldou a estrutura dramática bem como os temas de suas peças
Wilde defendia amplamente através de sua produçao as teses do movimento: a funçao primordial da arte seria a de criar beleza e harmonia, e nao apresentar de forma principal uma mensagem social ou moral
Frequentemente, citava uma máxima proferida pelo poeta do romantismo inglês, john keats (1795-1821) - a beleza corresponde à verdade e a verdade é bela - como sendo o marco inicial do movimento estético, um verdadeiro renascimento das artes
A oportunidade de construir o movimento estético e combiná-los com os grandes temas sociais, levou wilde a enveredar pelo drama
Nesta época, já em 1891, wilde despontava como um renomado escritor e intelectual, sendo recebido nos grandes saloes literários parisienses, inclusive no famoso mardis de stéphane mallarmé (1842-1898) o renomado poeta simbolista de sua época
As peças escritas durante a década de 1880, vera, ou os niilistas e a duquesa de pádua, alcançaram relativo sucesso, mas sem chamar grande atençao da crítica especializada, mesmo assim wilde continuou a se dedicar ao teatro e logo após um encontro literário na capital francesa, onde as representaçoes iconográficas e a história associada à