O ensino da matemática com toda a sua linguagem simbólica pode se tornar bastante agradável e gratificante para o leitor estudante quando conhecemos e respeitamos o seu "banco de dados" perceptual, suas memórias de relaçao com o meio, suas memórias sociais, e principalmente se desenvolvemos a capacidade de suas estruturas lógicas situadas no cérebro, normalmente no lóbulo frontal esquerdo
O objetivo do texto é ir construindo com o leitor o seu conhecimento na area da matemática discreta e das estruturas algébricas, respeitando as sinapses já adquiridas
Procuramos mostrar e analisar com o leitor as diferentes representaçoes das estruturas do próprio cérebro e das suas interaçoes com o meio
Nao estudaremos a algebra, a lógica clássica, os circuitos digitais e físicos, os processos de contagem, a topologia algébrica e as aplicaçoes práticas separadamente, mas num todo unico mostrando que o que os diferencia sao os símbolos que as diversas ciências usam para representar o conhecimento adquirido pelo cérebro humano
Levamos em consideraçao o nível dos ingressantes nos cursos superiores, devido às deficiências do ensino básico, já conhecidas, e procuramos saná-las no decorrer do texto
Procuramos sempre que todos os conhecimentos necessários à compreensao do texto estejam nele inseridos
Nao devemos nos esquecer de que o estudante ao ingressar no mercado de trabalho atual deve estar no mesmo nível dos profissionais do mercado global e que isso será cobrado deles diuturnamente
Os exercícios estao separados por tópicos e estao logo após esses tópicos, assim como as respostas
Nao temos no texto citaçoes do tipo: vide página tal ou tópico x, conforme fórmula y, pois julgamos que o leitor, ao interromper o seu estudo para procurar a informaçao, o fragmenta, e isso dificulta as associaçoes e as ligaçoes sinápticas que devem ser feitas naquele instante
É comum o leitor encontrar a expressao "recorde tal assunto"; isso significa que ele deve associar o que está lendo com o assunto citado
Levamos em consideraçao que a maioria dos leitores trabalha e estuda, e isso significa que o seu tempo dedicado à leitura dos textos, exercícios e pesquisa é bastante limitado
Sempre repetimos as fórmulas e os conceitos necessários no momento para que o leitor nao tenha de procurar no texto e reforçar as sinapses já realizadas com as novas.