Para compreender a essência da obra, é preciso ter em mente os conceitos básicos sobre os elementos que estarao em abordagem: estatística e sistema lean seis
De acordo com a autora, a estatística é a ciência que lida com a coleta, o processamento e a disposiçao de dados (informaçao), atuando como ferramenta fundamental nos processos de soluçao de problemas
Assim, infere-se que um profissional em estatística poderá identificar com maior facilidade um problema em sua area de atuaçao, determinar os dados corretos para a análise, coletar esses dados e, assim, a partir das conclusoes, determinar um plano de açao para a soluçao do problema detectado
Sobre o lean seis é importante salientar que este é um programa resultante da integraçao dos pontos favoráveis do seis sigma (estratégia disciplinada e quantitativa que visa ampliar performance e a lucratividade das empresas, por meio da melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfaçao de clientes e consumidores) e do lean manufacturing (iniciativa que busca excluir o que nao tem valor para o cliente e imprimir velocidade à empresa), sendo uma estratégia mais eficaz e adequada para a soluçao de todos os tipos de problemas relacionados à melhoria de processos e produtos
Com esses conceitos em mente, pode-se dizer que inúmeras companhias perceberam que a venda de produtos de baixa qualidade (com defeitos ou confiabilidade reduzida) diminui a sua competitividade
Essas empresas também sao conscientes de que a implantaçao de um programa para melhoria da qualidade pode eliminar desperdícios, reduzir os indices de produtos defeituosos fabricados, diminuir a necessidade da realizaçao de inspeçao e aumentar a satisfaçao dos clientes, fatores que implicam em um aumento da produtividade e da competitividade das empresas
Essa obra tem como objetivo aliar a importância da estatística na gestao de qualidade com o programa criado para a melhoria de processos da companhia
Imagens meramente ilustrativas